• Márcia Rodrigues

O gracioso Cacto dedal: aprenda a cuidar do seu

Atualizado: Fev 26

Bastante popular em todo o país, ele também é resistente e fácil de cuidar para quem está começando a coleção


O gênero botânico mammillaria é um dos mais ricos em espécies na família das cactáceas. Eles criam ramificações laterais que vão "enchendo" conforme a plantinha cresce. E como ela cresce!


Em condições ideais, ela é basicamente aquele tipo de planta que vai tomando espaço e nunca para de se multiplicar. Mas não se assuste, o crescimento é bem lento e nesse intervalo você vai ter tempo suficiente de fazer muuuitas mudas. Ela cresce tanto por lançamento espontâneo de novos brotos no caule principal, quanto pelo enraizamento dos brotos que caem no chão.


Nas fotos temos belos exemplares dessa gracinha, muito comum no Brasil e super adaptável, apesar de não ser originária daqui. Ela gosta de pouca água (1 ou 2x na semana), solo arenoso com boa drenagem e bastante luz, mas o sol muito forte pode prejudicar as mudas pequenas, então tenha cuidado.


Uma vez por ano emite floração branca e, como quase toda suculenta (sim, os cactos são suculentas ok), entra em dormência quando submetida a muito frio ou muito calor (depois vamos falar sobre aclimatação). Pode ser encontrada também com os nomes botânicos de Mammilaria vetula ou Mammilaria fragilis. É chamada popularmente de Cacto Dedal, devido ao padrão dos seus espinhos lembrar a ferramenta das costureiras.


Tenha a rotina de semanalmente tirar um dia para observar cuidadosamente todas as suas plantinhas! Verificando qualquer sinal de amarelamento (fungos), pontos brancos com aspecto de farinha (cochonilha), caroços escuros no caule (cochonilha) ou pequenos insetos branco-amarelados (pulgões), você precisa tomar uma ação imediata para evitar perder sua planta.


Sinais de esticamento esquisito dos brotos em direção à luz (estiolamento), com distanciamento entre os espinhos, também indicam problemas a serem corrigidos rapidamente.


Em outros posts vamos falar mais de outros Mammillaria, mas por enquanto você pode deixar aqui qualquer sugestão de plantinha que gostaria de conhecer um pouco mais!


REFERÊNCIAS: reflora.rbjr.gov.br; theplantlist.org


#concretoabstrato #concretepot #cactos #suculentas #minijardim #succulents #cacti #cuidados #comocuidar

1,066 visualizações

PARTICIPE DA NOSSA LISTA VIP

© 2020 Concreto Abstrato. Todos os direitos reservados.

  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
Logo Concreto